Águas paradísicas, belezas imensas, particularmente é considero uma das maiores maravilhas.
Poder ter em nosso país belezas que deixam nossos olhos brilhando e nossos corações orgulhosos por ter no Brasil essa maravilha de cenário.
Maceió é lugar para se divertir bastante e ainda conhecer um pouco sobre a história do local e o modo de vida das pessoas. Em meio as belezas da cidade, é possível tirar um dia todo para curtir um mergulho em piscinas naturais ou nas praias de águas cristalinas, conhecer os casarões históricos que pertenceram ao Marechal Deodoro, ou então, conhecer o famoso Parque memorial Quilombo dos Palmares.
Praia do Francês
A praia do Francês fica em Marechal Deodoro, há 20 quilômetros de Maceió e conta com uma ótima infra-estrutura, muitas pousadas, hotéis, bares e restaurantes, além dos belos passeios de barco pelas águas claras, e aventuras a bordo de banana boats e pranchas de surfe.
Maceió teve sua origem ainda na época do descobrimento. Nesta época, índios Tupis habitavam toda a área onde está localizada a cidade. Os índios conheciam o local como Maçaiok ou Maçayó, que significa 'O que tapa o alagadiço', por estar rodeada de rios, belas e extensas lagunas e do Oceano Atlântico.
No século XVII, a sesmaria foi doada com a condição de se fundar um engenho e promover o povoamento das terras.
Chegaram os colonizadores portugueses e a localidade passou a se chamar Maceió. Ainda no século XVII, foi construída uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres. Atualmente, está localizada a Catedral Metropolitana no local, na praça de D. Pedro II, que deu origem a atual população e onde se fundaram as primeiras fábricas.
A exportação de açúcar, algodão, espécies, madeira, farinha e couro, entre outras coisas trouxe grande progresso para a população local no século XIX. Um dos lugares que impulsionou esse crescimento foi o porto de Jaraguá, sua boa situação e a localização perto das fábricas lhes foram favoráveis.
Em 1815 alcançou a categoria de Vila.
Em 9 de Dezembro de 1839 deu-se a elevação à condição de cidade, principalmente por causa do desenvolvimento advindo da operação do porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias
Em 16 de dezembro de 1839 ocorreu a inauguração do município de Maceió, tendo seu primeiro intendente Augustinho das Neves.
O contínuo processo de desenvolvimento do município o levou a alcançar o posto de capital da Província de Alagoas em 09 de dezembro de 1839. O baú do Tesouro da Província foi transferido para Maceió, pelo ouvidor de sua majestade, o ouvidor Batalha. Este baú encontra-se no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, no centro de Maceió.
O século XX trouxe o turismo como a principal fonte de renda de todo o município. O turismo encontrou em Maceió um lugar ideal para se desenvolver. A cidade possui belas praias de águas cristalinas e repletas de coqueiros, lagunas, uma rica gastronomia, numerosos monumentos e edifícios culturais, a amabilidade de sua gente e sua boa infra-estrutura, dentre outros.
Na década de 1930, chamou a atenção pelo grande movimento literário com a participação de José Lins do Rego, Raquel de Queirós, Graciliano Ramos entre outros.
A partir daí Maceió consolidou seu desenvolvimento administrativo e político, iniciando uma nova fase no comércio e a industrialização.
Um jurado internacional elegeu Maceió como a Capital Americana da Cultura, foi a primeira cidade do Brasil a receber este titulo e encontra-se entre as cidades mais visitadas do país.
- Eventos
Expoagro – Exposição Agropecuária
Novembro
Evento realizado no Parque de Exposições José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária) que reúne produtores de diversos segmentos, locais e nacionais, com exposição de animais, feiras de artigos diversos, vaquejada e shows artísticos.
Local: Parque da Pecuária
Aniversário de Maceió
05 de Dezembro
É comemorada a fundação da cidade de Maceió, divulgando os artistas da terra com apresentações artísticas culturais, entrega de premiação de reconhecimento aos profissionais que mais se destacaram em suas respectivas áreas. Como encerramento da festividade há o tradicional bolo de aniversário.
Local: Diversos
Reveillon
31 de Dezembro
Comemoração da chegada do novo ano com missa campal celebrada pelo Arcebispo de Maceió, além de shows com artistas locais e nacionais, tendo como ponto culminante a tradicional queima de fogos na orla de Ponta Verde e Jatiúca.
Local: Praça Multi-Eventos e Praias de Ponta Verde e Jatiúca
http://www.turismo.al.gov.br/festas-e-eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.